Você já pensou em reduzir custos e ainda aumentar a lucratividade? Com a Revisão Fiscal isso é possível.
A Recuperação de Créditos Fiscais no Simples Nacional consiste em uma análise da contabilidade da empresa pelos últimos 5 (cinco) anos para saber se houve pagamento indevido de tributos que possam ser restituídos ou compensados.
Entenda como os créditos fiscais são gerados:
Alguns tributos possuem incidência monofásica de PIS/COFINS, isso significa que os tributos devem ser pagos uma única vez na cadeia produtiva e o responsável pelo recolhimento por toda a cadeia é a indústria. O pagamento indevido de PIS/COFINS pelos atacadista e varejistas, além de aumentar a carga tributária, se reflete no preço final do produto tornando-o menos competitivo.
Veja quais são os produtos com incidência monofásica de PIS/COFINS:
- Bebidas frias;
- Produtos de higiêne pessoal;
- Produtos farmacêuticos;
- Cosméticos; e
- Autopeças.
Agora vamos entender a metodologia da Revisão Fiscal:
Inicialmente, é feita uma análise para saber se existem créditos fiscais a serem recuperados. Havendo créditos, realiza-se uma estimativa do montante. Se a estimativa do montante for relevante e de interesse do empresário, parte-se para a assinatura do contrato. Através do confronto das informações, realiza-se o levantamento dos créditos e logo após o pedido de restituição.
Em um prazo médio de 60 dias a Receita Federal restitui os valores corrigidos pela taxa Selic e os honorários só incidem no êxito. Essa é uma grande oportunidade de gerar um fluxo de caixa para a sua empresa.
Converse com um profissional da área e saiba como requerer o seu direito.
Comments